OS “DOIS” DEPENDEM DOS “DEZ” E OS “DEZ” DEPENDEM DOS “DOIS”
As Religiões afirmam que o Filho do Altíssimo aboliu as 10 “Instruções/Leis/Mandamentos Eternos” do Altíssimo de Israel, transformando-as em apenas dois Mandamentos, então vejamos:
(Mateus 22:35 ao 40) - Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu o Messias: “Ame ao Altíssimo de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Este é o primeiro e “MAIOR” Mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Destes dois mandamentos "DEPENDEM" toda a Lei e os Profetas.
Observe: Destes dois Mandamentos DEPENDEM “TODA” a LEI e os PROFETAS. Ele o Filho frisou, DEPENDEM e não, “Substituem, Abolem, Encerram, põe Fim”.
Porque A LEI e os PROFETAS DEPENDEM desses Dois Mandamentos? Vejamos:
“Ame ao Altíssimo de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”, se refere aos quatro primeiros Mandamentos Eternos, pois demonstra as obrigações da criação=(EU E VOCÊ) para com o Criador=(YHWH).
1 - Não terás outros deuses diante de mim;
2 - Não farás para ti imagem esculpida;
3 - Não tomarás o nome do Altíssimo em vão;
4 - Lembra-te do dia do sábado.
“Ame ao teu próximo como a ti mesmo”, se refere aos seis últimos Mandamentos Eternos, pois demonstra/revela as obrigações da criação=(EU) para com o seu próximo=(VOCÊ).
5 - Honra a teu pai e a tua mãe;
6 - Não matarás;
7 - Não adulterarás;
8 - Não furtarás;
9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo.
Mateus 5:17 – “Não penseis que vim "REVOGAR" a "Lei/MANDAMENTOS" ou os "PROFETAS"; não vim para "REVOGAR", vim para "CUMPRIR".
Mateus 5:18 – “Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma DESAPARECERÁ da "Lei/Mandamentos" a menor "Letra" ou o menor "Traço", até que tudo se "CUMPRA"”.
Já para nós ocidentais os Dois Mandamentos não tem o mínimo sentido (assim como havia ocorrido com os Escribas e Fariseus) se não o detalharmos em seu Real Significado, destrinchando cada um dos Dez Mandamentos e os observando para que a nossa visão acerca da VERDADE, seja ampliada assim como ocorreu para com os Escribas e Fariseus!!
Você percebeu que é exatamente o caminho ou exemplo inverso???
Os Escribas e Fariseus tiveram que aprender que os Dez dependiam de Dois e eu e Você temos que aprender que os Dois dependem dos Dez!!!
Aumente a nossa “fé”(FIDELIDADE), pois com uma “fidelidade” vacilante jamais cumpriremos/obedeceremos aos Mandamentos que nos trarão “Vida Eterna”!!!
Autor: Marilson S.Lima